As Crônicas de Gelo e Fogo

 

As Crônicas de Gelo e Fogo (no original em inglês: A Song of Ice and Fire) é uma série de livros de fantasia épica escrita pelo romancista e roteirista estadunidense George R. R. Martin. Martin começou a escrever a série em 1991 e o primeiro volume foi publicado em 1996. Originalmente planejada como uma trilogia, a saga agora consiste em cinco volumes publicados, com mais dois planejados. Há também três contos derivados disponíveis, com vários outros planejados, e uma série de novelas que consiste de trechos dos romances principais. Uma dessas novelas ganhou o Prêmio Hugo.
Ao todo, a série foi traduzida em mais de vinte línguas, tem mais de 4,5 milhões de cópias impressas nos Estados Unidos  e vendeu cerca de 15 milhões de exemplares em todo o mundo.  O quarto e o quinto volumes, publicados em 2005 e 2011, respectivamente, alcançaram também o topo da lista de mais vendidos do The New York Times.
No Brasil, a série é publicada pela Editora LeYa, que lançou os quatro primeiros romances; em Portugal, é editada pela Saída de Emergência, que publicou os quatro primeiros - contudo, nesse país cada obra foi dividida em dois tomos, resultando na publicação, até o momento, de nove livros.
Contada de forma limitada em terceira pessoa através dos olhos de algumas personagens, a história de As Crônicas de Gelo e Fogo se passa em um mundo fictício, principalmente sobre o continente chamado Westeros, mas também em uma grande massa de terra ao leste, conhecida como Essos. A maioria das personagens são humanos, entretanto, conforme a série progride, outras raças são introduzidas. Há três argumentos principais na trama: a crônica de uma guerra civil dinástica para o controle de Westeros entre várias famílias concorrentes; a ameaça crescente daqueles conhecidos como os "Outros", que habitam além de uma imensa muralha de gelo que faz fronteira setentrional com Westeros; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei que foi assassinado em uma outra guerra civil de quinze anos antes, prestes a voltar a Westeros e reivindicar seu trono por direito. Conforme a série progride, as três histórias ficam cada vez mais interligadas e dependentes umas das outras.
Os livros são favoravelmente comparados à obra O Senhor dos Anéis, porém são notoriamente conhecidos por suas batalhas sangrentas, traições, assassinatos e filhos bastardos dentro da alta sociedade - temas que lhe conferem um tom mais sombrio e realista. Além disso, George R. R. Martin é conhecido por não ter receio de "matar" alguns dos personagens principais de seus romances - algo que sempre surpreende seus leitores e leva o enredo da série para caminhos desconhecidos.
A crescente popularidade da série literária fez com que a mesma fosse escolhido pela HBO para gerar uma adaptação televisiva, intitulada Game of Thrones. A atração renovou o interesse de leitores para com os livros, fazendo com que os quatro primeiros romances da saga surgissem entre os dez primeiros colocados na lista de mais vendidos do The New York Times quase quinze anos depois da publicação do primeiro livro, e que Martin fosse considerado uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2011.